sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Receita de Sonho de Padaria



Ingredientes:
250 gramas de farinha de trigo
10 gramas de fermento biológico fresco
50 gramas de açúcar (refinado)
80 ml de leite
1 pitada de sal
1 colher de sopa de essência de baunilha
50 gramas de margarina
1 ovo


Modo de Preparo:
Inicie pela esponja. Em uma tigela coloque o fermento (esfarele com a mão), duas colheres de sopa de farinha e um pouquinho do leite. Misture bem com uma colher até virar uma pasta. 

Reserve por 15 minutos (deixe dentro do seu forno, por exemplo, desligado).

Após os 15 minutos, vamos iniciar o preparo da massa propriamente dita. Em uma batedeira, com o gancho, coloque o restante da farinha e adicione a esponja. Bata um pouco para tudo se misturar. Após, com a batedeira ligada, vá acrescentando os outros ingredientes, um a um, aos poucos, deixando o leite por último. Após ter colocado todos os ingredientes deixe essa massa bater por uns 10 minutos. Tem que bater bastante mesmo até ela ficar bem lisinha e homogênea. Essa massa é um pouco grudenta, não se assuste. Se não tiver a batedeira, faça tudo na mão, sovando bem.

Após chegar nessa massa lisinha, passe-a para uma travessa e deixe descansar por uns 30-40 minutos. Cubra com um pano, de preferência.


Após esse tempo você perceberá que a massa cresceu. Só então comece a modelar os sonhos para fritar. Em uma travessa , espalhe um pouco de farinha. Passe farinha em suas mãos também. Vá modelando os sonhos em formato de bolinhas. Não faça grande demais para não ter perigo de ficar crua por dentro quando fritar.
Com as bolinhas feitas, leve para fritar em óleo quente e em fogo baixo. Após a fritura, escorra em papel gordura.


Abra os sonhos ao meio, com o auxílio de uma faca, e passe o recheio que quiser. O tradicional pede creme de confeiteiro. Feche com a outra metade do sonho e salpique açúcar de confeiteiro por cima! Está pronto!


Dica:
Use outros recheios como doce de leite ou um brigadeiro mole, por exemplo.
Se quiser, asse-os, ao invés de fritar. Passe apenas uma gema por cima, para ficarem douradinhos.












O creme de confeiteiro é um coringa na cozinha. Você pode utilizá-lo para rechear tortas de frutas diversas, bombas, carolinas, sonhos, enfim, é multitarefas. Tem um sabor muito delicado e uma consistência ótima! Vale a pena saber a receita!

Ingredientes:
250 ml de leite
4 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
1 gema
5 colheres de chá de amido de milho ou maizena
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
essência de baunilha a gosto

Modo de preparo:
Leve ao fogo em uma panela o leite e duas colheres de sopa de açúcar, mexa para misturar e deixe ferver.

Enquanto isso, na batedeira, acrescente o ovo inteiro, a gema e o restante do açúcar. Deixe bater em velocidade 2 até tudo se misturar bem. Se precisar, de vez em quando, desligue a batedeira para limpar as laterais da tigela çom o auxílio de uma espátula. Assim que estiver misturado, diminua a velocidade para 1 e acrescente a farinha e a maizena. Deixe bater até se incorporar. Mais uma vez, se precisar, desligue a batedeira e limpe as laterais e volte a bater.

Quando o leite ferver, jogue nessa mistura e deixe bater mais um pouco. Após, desligue e coloque essa mistura em outra panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar e ficar com a consistência de um mingau. Cuidado com a espuma em cima que ela engana e vocês podem não perceber o ponto do creme. Se deixar demais no fogo ele ficará duro.
Passe o creme para uma tigela limpa, e cubra com filme plástico mantendo-o em contato com o creme para evitar que se forme uma película por cima. Leve ä geladeira e depois é só usar para rechear o que você quiser.


Bom Apetite!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...